Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Elvis não morreu, continua vivo e mora numa roulotte na Califórnia

O Elvis não morreu, continua vivo e mora numa roulotte na Califórnia, é um blog de música, de momentos, de memórias, de eventos, de acontecimentos, novidades e reportagem sobre música.

23
Nov15

I was once a loyal lover

Elvis

Recorri à internet à procura de uma definição de lealdade, rapidamente descobri que lealdade é uma mistura de fidelidade, sinceridade e dedicação. Tinha esta duvida, afinal o que é formalmente a lealdade? Parece que o sentido formal do

termo, corresponde à minha ideia pré concebida. Tive esperança que formalmente fosse só fidelidade, ou só dedicação, ou só sinceridade, ou a combinação de dois destes atributos, tive esperança que a minha ideia de lealdade pudesse estar errada, mas não está. Após ler esta lista de atributos, percorri mentalmente o meu comportamento para tentar perceber, serei eu leal? Concluí que sim! Sou incondicionalmente fiel, sou sincero (às vezes até roço o insensível) e abandonei-me há muito em prol de quem gosto, para conseguir ser sincero e fiel com quem gosto. Sim sou leal aos meus. É possível ser-se leal, não cumprindo com um dos atributos? Sou fiel e sincero, isto basta para ser leal?

Não creio, a dedicação é de algum modo desprendermo-nos de nós próprios, daquilo que nos é mais confortável, é a dedicação que nos permite ser fieis, abdicar daquilo que queremos ou achamos, em função de outro ou outros, é abandonarmo-nos para conseguirmos ser incondicionalmente fieis e sinceros, desprendemo-nos de nós por um bem maior. A dedicação é o elemento que cuida das relações, que as faz perdurar. Sou sincero e dedicado, estarei a ser leal? A resposta é obviamente não. A fidelidade é uma característica intrínseca da lealdade, um militar que revela os segredos da sua pátria ao inimigo, por mais dedicação ou sinceridade que tenha jamais será leal. Sou fiel e dedicado, é o suficiente para ser leal? A resposta é não. Sem lisura, não serve de nada ser-se leal ou dedicado, a sinceridade e honestidade é o que nos faz ter confiança na fidelidade e dedicação. Ser sincero é ser fiel. Ser sincero é ser-se dedicado. A minha conclusão é que de facto para se ser leal, é preciso corresponder cabalmente nestes 3 atributos, não adianta tentar ludibriar a matemática, porque há quem possa pensar que há uma escala para estes atributos. Se eu for muito fiel e dedicado isso compensa a minha falta de sinceridade, como se fosse uma média aritmética, sou 125% fiel, sou 125% dedicado e sou 50% sincero, ora em média sou 100% leal! Errado! Eu sou 100% leal, quando cumpro a 100% todos os atributos. Será que alguém aceitaria uma pessoa que lhe dissesse: “olha sou 125% sincero, sou 125% dedicado, mas só 50% fiel. Estou a trabalhar nesse tema… estou melhor já fui apenas 25% fiel, já sou 50%! “. Nunca na vida alguém aceitaria de antemão, alguém que se assuma infiel, desonesto, ou pouco dedicado, nunca. Ser leal é uma questão de carácter, a par do amor, é o valor mais alto de uma relação.

Tenho pena que nem todos consigam compreender esta trilogia de características, que não compreendam a dimensão de ser leal e a sua importância, que menosprezem a sinceridade, ou a fidelidade, ou que achem que basta sentirem amor para que tudo seja perfeito! Não vale de nada um amor desleal! O amor, é fiel, sincero e dedicado! O amor é leal! Quem não percebe isto, quem não sabe isto de antemão jamais será leal, pode passar 6 meses ou 2 anos a esforçar-se  para melhorar nos atributos da lealdade, mas isso não adianta, porque a lealdade é natural, surge sem esforço, emerge com naturalidade independentemente do histórico ou da personalidade de cada um, é uma questão de carácter, a lealdade é um pilar que eu adoraria que tivesses!

 

2 comentários

Comentar post

Playlist Janeiro 2016

Video playlist

O Elvis na rede

Já passou...

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Eu

foto do autor

Visualizações